quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mostra de Artes Cênicas movimenta Mogi em maio com 11 peças

O mês de maio será repleto de atrações culturais gratuitas em Mogi das Cruzes. Elas fazem parte da Mostra de Artes Cênicas de Mogi das Cruzes, promovida pela Associação Cultural Quântica Laboratório de Arte Contemporânea por meio do Proac-Festivais (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado. As 11 apresentações teatrais começam no dia 8 para públicos de todas as idades em diferentes espaços da cidade. Entre as peças, estão os concorridos ‘Não vejo Moscou da janela do meu quarto’, vencedor de dois prêmios Shell nas categorias Direção e Iluminação, e ‘Comunicação a uma academia’, com uma indicação de melhor atriz para Juliana Galdino.
"Para nós, poder trazer estes grupos e artistas é um presente para a cidade com arte da melhor qualidade e também para realizar trocas artísticas entre nós. Como associação nos colocamos em um tripé de produção absolutamente positivo, com a sociedade civil sendo proponente e realizadora de uma ação deste porte, com suporte do Poder Público (Governo do Estado, Prefeitura) e apoio da iniciativa privada. Todos ganham, principalmente o público para quem tudo isso é feito”, explica Priscila Nicoliche, diretora do Grupo Quântica Teatro Laboratório, que tem 11 anos de atividades.

 'Comunicação a uma academia', de Roberto Alvim (Divulgação)
A abertura da Mostra será com ‘Comunicação a uma academia’, do dramaturgo e diretor Roberto Alvim, dia 8, às 20h, no Theatro Vasques. Após o encerramento, haverá um bate papo com ele, que é considerado um dos mais radicais pensadores sobre Dramaturgia Contemporânea. Esse espetáculo foi convidado para diversos festivais no Brasil e, desde sua estreia em 2010 até este ano, vem retornando em temporadas em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A peça inclusive foi indicada ao prêmio Shell de Melhor Atriz para Juliana Galdino.
As demais apresentações serão ‘A pior banda do mundo’, de Carolina Bianchi, no dia 9, às 20h, no Theatro Vasques; no dia 11 tem ‘O gato malhado e a andorinha sinhá’, de Cristiane Paoli Quito, às 15h, no Cempre Botujuru; no dia 12 é a vez de ‘Os meninos e as pedras’, de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, às 9h30 e às 15h, no Theatro Vasques; dia 15 tem ‘Ser outra’, de Ana Paula Lopez, Paty Jaia e Wesley D’Alessando, às 20h, no Theatro Vasques; no dia 16 acontece ‘Ledores do breu’, de Rodrigo Mercadante, às 20h, no Theatro Vasques; dia 18 é ‘Vai te catar’, de Roberta Estrela D’alva, às 20h, no Theatro Vasques; dia 21 tem ‘Baderna’, de Roberta Estrela D’Alva, às 20h, no Theatro Vasques; dia 22 tem ‘Os adultos estão na sala’, de Michelle Ferreira, às 20h, no Theatro Vasques; no dia 23 ‘Na solidão dos campos de algodão’, de Isabel Setti, às 20h, no Theatro Vasques.

'Não vejo Moscou da janela do meu quarto', direção Silvana Garcia (foto: Roberto Setton)
O encerramento será no dia 24, às 20h, no Theatro Vasques, com ‘Não vejo Moscou da janela do meu quarto’, com direção de Silvana Garcia, vencedor dos prêmios Shell 2014 de Direção (Silvana Garcia) e de Iluminação (Beto Bruel).
Os ingressos são gratuitos (máximo dois por pessoa) e devem ser retirados com uma hora de antecedência no local da apresentação.
Durante a Mostra acontecerão algumas atividades formativas no Casarão do Carmo. No dia 14, às 15h, haverá uma oficina sobre Dramaturgia Cênica com Claudia Schapira, do Núcleo Bartolomeu se Depoimentos que pretende apresentar a dramaturgia que nasce da necessidade de colocar palavras em ação. No dia 18, às 15h, acontecerá uma performance com Roberta Estrela d’Alva sobre spoken word, com mostra de vídeo e lançamento do seu livro ‘Teatro e Hip-Hop’. Para essas atividades não é necessário ter experiência na área. O participante deve ter acima de 14 anos e se inscrever pelo e-mail mostradeartescenicasmogi@gmail.com.
O projeto foi contemplado pelo edital do Proac-Festivais (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado e conta com o apoio da TV Diário, jornal O Diário, Ibis Hotel, Shibata Supermercados e Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.

Mostra de Artes Cênicas de Mogi das Cruzes
Data: De 8 a 24 de maio
Local: Theatro Vasques, Cempre Botujuru e Casarão do Carmo, em Mogi das Cruzes
Mais informações: (11) 9 9780-8347 | facebook.com/grupo.quantica

Nenhum comentário: